Projeto de Lei | Determina Parto Humanizado Pelo SUS

Projeto de Lei tramita na Câmera dos Deputados, para obrigar o Sistema Único de Saúde (SUS) para realizar partos humanizados, e sua rede de atendimento público o projeto lei criado PL 6567/2013, tem com objetivo alterar a lei orgânica 8.080/1990.
Segunda a proposta de lei, é para diminuir as intervenções desnecessárias como anestesias e outros procedimentos para se realizar partos, nos dias de hoje é muito comum interversões por cesárias, onde a gestante não senti dor na hora do parto.
A proposta de lei não é somente para diminuir as intervenções médicas mas sim fazer com a gestante tenha o direito de preservar o modo natural e fisiológico do parto, como era nos tempos primórdios não eram realizados partos com anestesias ou medicamentos que muitas vezes não tem necessidade.
Os partos hoje em dia são feitos de modo até muito artificial, as chamadas cesarianas que são procedimentos em muitas vezes indolor porém a sua recuperação para a mãe do bebe é mais demoradas e requer mais cuidado.
O projeto de lei PL 6567/2013 ainda esta tramitando na Câmara dos Deputados até a presente data.

O que é Parto Humanizado?

É o parto feito de forma natural sem intervenções médicas como anestesias ou outros fármacos, o parto humanizado pode ser feito em qualquer lugar até mesmo em casa desde que seja por acompanhamento médico.
Mas para optar pelo parto humanizado a gestante deve ser em excelentes condições de saúde, depois de passar por uma avaliação médica.

Como Uma Mulher se Prepara para o Parto Humanizado?

O primeiro passo é fazer um bom pré-natal para saber se a sua saúde e a do bebê estão bem - só assim é possível realizar um parto sem intervenções. Procurar um obstetra que goste e saiba conduzir um parto desta forma é o segundo passo. Converse com o médico que lhe atende e com o qual você tem afinidade sobre suas escolhas. Caso seja necessário, troque de médico. Procurar ajuda em grupos de apoio ao parto humanizado aumenta as chances de encontrar um profissional com o perfil que você deseja. Sem estrutura mínima para este tipo de parto, e sem um obstetra e sua equipe motivados e treinados para fazê-lo, não é possível alcançar plenamente o objetivo.
E o mais importante: “A gestante precisa querer um parto humanizado, com todas as suas emoções e desconfortos. Não deve escolher isso apenas porque está na moda”, alerta o obstetra Lobão. Por isso, é importante também conversar com quem já teve essa experiência.

Quais as Vantagens do Parto Humanizado?

Existem muitas vantagens para a mãe e filho. Como não há necessidade de recuperação da anestesia, nem de uso de medicamentos, nem da episiotomia, além do maior conforto emocional, a tendência é de um restabelecimento mais rápido, além de uma percepção mais positiva da experiência do parto. Para os bebês, as vantagens não estão completamente claras em longo prazo, mas sabe-se que com menos stress e uso de drogas/medicamentos envolvidos no processo, o risco de complicações tende a diminuir. Além disso, teoricamente, ele nasce de uma forma mais tranquila e a amamentação acontece ainda na sala de parto, o que promove o vínculo entre mãe e bebê, tão importante nesse começo de vida.


Planos de Saúde 011 5641-3669 5641-0957
e-mail:consultor.planosdesaude@gmail.com


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Planos de Saude Hospital Family Taboao SP

Planos de Saude Hospital Cristóvão da Gama

Para que serve o Aradois | Losartana Potassica