Rio de Janeiro Registra 14 Casos de Malaria

O Estado do Rio de Janeiro registra 14 casos de malária em três semanas dados do Ministério da Saúde informou nesta quarta feira dia 25 de fevereiro de 2015, os casos foram registrados na região serra na do Rio de janeiro.
 
Foram registrados casos nas cidades de Miguel Pereira, Nova Friburgo, Petrópolis e Teresópolis. A origem de outros seis casos já confirmados está sendo investigada de acordo com a Secretaria de Saúde, todos os casos da doe
nça registrados no Rio de Janeiro são da forma mais leve e nenhum paciente precisou ser hospitalizado nem corre risco de vida.
 
“Historicamente essa malária, que tem transmissão aqui no Rio de Janeiro, há vários anos não causa casos graves. Dos 14 casos que tivemos aqui no Rio este ano, todos evoluíram bem, sem nenhuma complicação”, disse Alexandre Chieppe, superintendente de Vigilância Epidemiológica e Ambiental da Secretaria de Estado de Saúde.

É a picada da fêmea contaminada do mosquito Anopheles que pode transmitir a malária, mais comum em regiões de Mata Atlântica quando a pessoa é infectada, os parasitas presentes no mosquito instalam-se no fígado e levam entre duas a quatro semanas para amadurecer  eles em seguida invadem e destroem as células vermelhas do sangue, e podem provocar sintomas como febre alta, dores de cabeça e no corpo, sensação de fraqueza, falta de apetite e calafrios.
 

Mas o que é Malária?

 
Malária ou paludismo é uma doença infecciosa transmitida por mosquitos e provocada por protozoários parasitários do género Plasmodium a doença é geralmente transmitida através da picada de uma fêmea infectada do mosquito Anopheles, a qual introduz no sistema circulatório do hospedeiro os microrganismos presentes na sua saliva, os quais se depositam no fígado, onde maturam e se reproduzem. A malária manifesta-se através de sintomas como febre e dores de cabeça, que em casos graves podem progredir para coma ou morte. A doença encontra-se disseminada em regiões tropicais e subtropicais ao longo de uma larga faixa em redor do equador, englobando grande parte da África subsaariana, Ásia e América.

Fonte: Portal G1, Wikipédia.
 
 

 
 


Colaborou
Edinaldo Rosário
e-mail: consultor.planosdesaude@gmail.com

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Planos de Saude Hospital Family Taboao SP

Corretor de Planos de Saude - Zona Leste

Planos de Saúde - Unimed Guarulhos